quinta-feira, 21 de agosto de 2014

ARBITRAGEM - CONHEÇA ALGUNS DOS HOMENS QUE MANDAM NA PARTIDA DE FUTEBOL


QUEM SÃO OS CARAS DO APITO NACIONAL? CONHEÇA O HISTÓRICO DE ALGUNS PERSONAGENS DA ARBITRAGEM DE PONTA DO BRASIL.


Árbitros aspirantes à FIFA 2012

Dewson Fernando Freitas da Silva
EstadoData de NascimentoCBFPromovido
Pará
27/02/1981
201009/2012
Histórico: O árbitro paraense que é conhecido como o Richarlyson do Pará devido a sua semelhança física com o jogador, surgiu como um rastilho de pólvora na arbitragem brasileira apesar de ter qualidades técnicas semelhantes aos dos demais apitadores do país.
Começou cedo na arbitragem, com 13 anos já apitava nas ruas e no futebol de várzea. Se formou em 2004 e a primeira partida profissional aconteceu em 2005,
no jogo entre Águia de Marabá e Sport Belém. Entrou no quadro da CBF em 2010 e dois anos depois já é aspirante FIFA. Vinha sendo lapidado pela comissão anterior, mas foi promovido de forma irregular pela comissão atual que não respeitou e rasgou o regulamento indicando um árbitro CBF-2 com apenas 4 partidas na série A.Nasceu em Belém, é licenciado em letras e professor de educação física em Santa Izabel/PA. Caiu nas graças da comissão, esta tendo muitas oportunidades, mas se quiser alcançar vôos mais altos, precisa melhorar no trato com as pessoas, pois tem se mostrado arrogante e prepotente. O escudo deverá piorar essa situação o que não será nada bom para sua carreira.

Felipe Gomes da Silva
EstadoData de NascimentoCBFPromovido
Rio de Janeiro16/03/197920042012
Histórico: Nunca foi o árbitro dos sonhos dos dirigentes tanto da FERJ quanto da CBF. Esta tendo um 2012 pra esquecer, teve participação apagada no campeonato carioca deste ano e não vem sendo escalado com regularidade pela CA-CBF no brasileiro.
Ficou conhecido por ser defendido pela assistente  Lílian da Silva Fernandes Bruno no final de um clássico entre Flamengo e Fluminense disputado em 2011
no Engenhão. Depois de apitar o fim do jogo, os jogadores do Fluminense partiram para cima dele reclamando de um suposto pênalti. Felipe correu para trás da assistente que abriu os braços e literalmente peitou os jogadores evitando assim maiores problemas para o apitador.Por conta da profissão - Policial Rodoviário - mudou-se no inicio de 2013 para o Paraná onde desempenha a função pela FPF.

Guilherme Ceretta de Lima
EstadoData de NascimentoCBFPromovido
São Paulo25/11/19832012
Histórico: Nasceu em Sorocaba-SP, formou-se árbitro em 2002 e fez sua estréia no mesmo ano. Em 2008 estreou na Série A do Brasileiro.
Conheceu a arbitragem ainda na infância quando apitava os rachas dos primos nos dias de churrasco da família por influencia do seu tio (Hélio) que era árbitro de Futsal.
Casado com a biomédica Carolina Ildefonso com quem tem uma filha (Manuella)
residem em Votorantim/SP.Melhor nas passarelas onde atua como modelo do que dentro dos campos apitando partidas de futebol, não consegue manter a regularidade alternado entre boas partidas com outras polêmicas. Não tem tido grandes oportunidades no seu estado e mesmo assim foi indicado aspirante FIFA contra a vontade de seu chefe na FPF Arthur Alves Junior que deu declaração dias antes onde afirmou que o árbitro não deveria ser promovido.
É lembrado por ter levado uma mordida na bunda de um cachorro da PM quando era quarto  árbitro da partida entre Ponte Preta e Paraná pela série B do brasileiro de 2009 e por ter sido o arbitro da partida histórica entre São Paulo e Corinthians em 2011 onde o são-paulino Rogério Ceni fez o seu 100° gol na carreira.
Foi o árbitro da final do Campeonato Paulista de 2013 na Vila Belmiro, no empate em 1 x 1 entre Santos e SC Corinthians Paulista.
Fora da arbitragem trabalha para escolinha de futebol em Sorocaba ligada ao São Paulo FC. Ceretta também é conhecido por atuar numa profissão paralela, sendo modelo desde os 14 anos de idade. Hoje é empresário da Grife "gc o legítimo".

Luiz Flávio de Oliveira
EstadoData de NascimentoCBFPromovido
São Paulo13/06/197720012010
Histórico: Paulista é irmão do também árbitro Paulo César de Oliveira. É secretário da pasta de Esportes na cidade de Cruzeiro/SP onde reside. De temperamento calmo, tem uma boa técnica de arbitragem.

Publicidade


Márcio Chagas da Silva
EstadoData de NascimentoCBFPromovido
Rio Grande do Sul05/07/197620092011
Histórico: Marcio Chagas da Silva, nascido em Porto Alegre, formou-se árbitro em 1999 e teve as primeiras oportunidades na Série A, em 2009.Em 2008, se destacou na reta final do campeonato estadual sendo considerado o melhor, fato repetido em 2010, 2012 e 2013 para orgulho de sua mãe, dona Anomar Chagas da Silva. Este ano apitou a final do 92º Gauchão entre  Internacional e Caxias com vitória do Inter por 2x1 que se sagrou campeão pela 41ª vez.
Foi o responsável por dar oito minutos de acréscimos na partida entre Grêmio e Caxias na final da Taça Piratini - primeiro turno - de 2011 no estádio Olímpico em Porto Alegre. Na oportunidade, o Caxias vencia por 2 a 1, mas o tempo extra concedido por Chagas permitiu o empate do Grêmio, já aos 50 minutos do segundo tempo. A decisão do título acabou indo para os pênaltis e o time da Capital levantou o troféu, causando indignação da direção do Caxias.Apesar de ser professor de educação física, tem na parte física seu ponto fraco, esta sempre fora de forma, tendo sido reprovado algumas vezes tanto nos testes físicos da FGF como nos da CBF podendo perder o escudo a qualquer momento.

Pablo dos Santos Alves
EstadoData de NascimentoCBFPromovido
Espírito Santo03/06/197620052011
Histórico: Nasceu no Espírito Santos, formou-se árbitro em 1996 e entrou para o quadro da CBF em 2005. É filho de Paulo Jorge Alves, ex-assistente CBF com participação na Copa do Mundo de 1994 nos EUA, ex membro da Conaf e atual ouvidor de arbitragem da CBF.Até 2009 pertencia ao quadro de árbitros da Federação de Futebol do Rio de Janeiro quando resolveu retornar as suas origens para fugir de possíveis perseguições políticas passando a atuar pela Federação de Futebol do estado do Espírito Santo .Em 2011 foi promovido para o quadro de aspirante FIFA.
Árbitro disciplinador, porém com dificuldades físicas que o impediram de ter uma seqüência regular na carreira. Pablo que é comerciante, nasceu no Espírito Santo, mas aos 10 anos foi morar no Rio de Janeiro. 

Wagner Reway
EstadoData de NascimentoCBFPromovido
Mato Grosso14/05/198120092011
Histórico: nasceu no dia 14 de maio de 1981 em Cascavel no Paraná. É formado em educação física. Em 1989 mudou-se com os pais e os irmãos para o município de Lucas do Rio Verde no Mato Grosso onde morou por dez anos e depois foi morar na capital Cuiabá.Em 1999, tentou a carreira no futebol como meia atacante e chegou a fazer testes no Mogi Mirim em São Paulo, como não deu certo, fez educação física para permanecer no meio esportivo. Assim, formou-se professor de educação

física em 2003 pela UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso e trabalha na Academia Medley. Em 2004 pela Federação Mato-Grossense de Futebol. Faz parte do quadro de árbitros da CBF desde 2007, estreou na serie B em 2008 e em 2009 na série A (Náutico 2x2 Santo André). Em 2011 foi promovido a aspirante FIFA.
Em 2011 esteve em Cancun no México a convite de Péricles Bassols participando de competição amadora. É casado com Márcia Pires com quem tem um filho (Júlio Pires Reway).
Polêmicas
Em 2011, o Atlético Paranaense vencia o Fluminense por 1 a 0 na Arena da Baixada, quando o árbitro Wagner Reway marcou pênalti de Manoel em Lanzini, aos 46 minutos da etapa final. um pênalti inexistente que causou revolta da torcida, e confusão generalizada nas arquibancadas, em que a PM atuou.
Em 2012, o protagonista da partida entre Ponte Preta e Flamengo foi Wagner Reway. O árbitro do empate por 2 a 2 em Campinas desagradou aos alvinegros, em jogo de muitas faltas claras, o arbitro não conseguiu administrar a partida. Aos 48 minutos, num lance polêmico Vágner Love marcou o gol de empate, após escanteio. Porém, antes do escanteio muito contestado, houve a marcação de uma falta de Somália, que também não existiu.
Em 2013, o árbitro Wagner Reway, Escalado para comandar a abertura do estadual, entre Luverdense e Cuiabá, no ano de 2013. Reway foi muito mal, sendo fator determinante para o resultado do jogo, ao não assinalar uma penalidade legítima em favor do Luverdense.
Em 2013 apitou o jogo da equipe do Palmeiras contra o Sport na Ilha do Retiro, onde concedeu um escanteio inexistente aos 48 do segundo tempo, cuja seqüência acarretou em gol visivelmente irregular do atacante Nunes, ajeitando a bola com a mão. No fim da partida ainda expulsou um jogador do Palmeiras.
Wilton Pereira Sampaio
EstadoData de NascimentoCBFPromovido
Goiás
21/12/1981
20032010
Histórico: Nasceu na cidade de Teresina-GO, é professor de educação física.Promovido a ASP-FIFA, em 2010 e 2011 foi considerando um dos melhores da temporada. De 2007 a 2010 atuou em 73 jogos, sendo 9 na Copa do Brasil, 34 na Série A, 16 na Série B, 12 na Série C, e 2 na Série D.Foi o mais forte candidato a FIFA nos últimos dois anos, mas a política falou mais alto sendo preterido por Sandro Ricci em 2011 e Francisco Carlos em 2
012. A seu favor a discrição, o excelente  preparo físico e estar dentro da faixa etária exigida pela FIFA. Só não chegou antes por conta do ex-presidente Armando Marques que o achava "baixinho" demais para a função.Em 2012, mudou de Federação, saiu de Brasília indo para Goiás e desaprendeu apitar. Esta tendo um ano abaixo da critica com erros atrás de erros tendo inclusive decidido a Copa do Brasil em favor do Palmeiras quando cometeu erros irreparáveis contra o Coritiba na primeira partida disputada em Barueri/SP. Quando sabia apitar não foi promovido e agora que desaprendeu deverá finalmente ganhar o escudo FIFA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário