segunda-feira, 18 de agosto de 2014

AMADOR SANTACUZ DO CAPIBARIBE - REGRA 9 (SOCYETE)


REGRA 09 

INFRAÇÕES

01 - As transgressões subordinadas a esta regra estão divididas em: 

Infrações Técnicas. 
Infrações Disciplinares. 
Infrações Pessoais. 17 

► INFRAÇÕES TÉCNICAS

01 - Estará cometendo Infração Técnica o atleta que: 

a) Dar ou tentar dar pontapés. 
b) Calçar adversário, derrubar ou tentar, usando as pernas ou se agachando na 
frente ou por trás dele.
c) Pular ou se atirar sobre o adversário. 
d) Trancar adversário por trás. 
e) Trancar adversário de maneira violenta ou perigosa.
f) Bater ou tentar fazê-lo. 
g) Segurar adversário ou impedi-lo de ação com qualquer parte do braço. 
h) Empurrar adversário com auxílio das mãos ou dos braços. 
i) Lançar cusparada em pessoa interveniente da partida. 
j) Carrinho: (Projetar-se de forma deslizante ao solo na disputa de bola com a 
participação de outro atleta na jogada). 

PENALIDADE: Tiro livre em favor do adversário no local da infração ou na marca 
de pênalti se cometida dentro da área de meta da equipe infratora. 

02- Toda infração técnica acumula em súmula infração individual e coletiva. 

► INFRAÇÕES DISCIPLINARES: 

01 - Estará cometendo Infração disciplinar o atleta que: 

a) Incorporar-se ou reincorporar-se à sua equipe depois de reiniciada a partida 
sem se apresentar ao árbitro ou dele receber ordem para tanto.
b) Infringir persistentemente as regras do jogo. 
c) For culpado de conduta indisciplinar. 
d) Demonstrar por palavras ou atos divergências das decisões do árbitro. 
e) Usar de táticas antidesportivas. 
f) Trocar seu número de camisa sem avisar ao representante ou ao árbitro. 
g) Discutir com o público, oficiais, companheiros ou adversários. 
h) Entrar no campo para ministrar instruções. 
i) Tirar a camisa por completo em qualquer momento da partida. 
j) Fazer uso de álcool ou tabaco no campo de jogo. 
k) Retardar propositadamente o reinício do jogo ao se afastar ou deixar a bola 
passar, quando de uma interrupção da partida. 

PENALIDADES: 

COM A BOLA EM JOGO: Se o árbitro paralisar a partida, obrigatoriamente 
aplicará o cartão disciplinar e será considerada como infração técnica. 18 
• Anota-se em súmula infração individual e coletiva. 
• Tiro livre direto em favor a equipe adversária no local onde se encontrava 
o infrator no momento da paralisação. 
• Se dentro de sua própria área de meta, o Tiro Livre será cobrado na 
intersecção das linhas frontal e lateral da mesma. 

OBS: Caso o atleta saia do campo momentaneamente para cometer a 
infração, o Tiro Livre será efetuado no local onde a bola se encontrava, 
se dentro de sua própria área de meta, esta será realizada na 
intersecção das linhas frontal e lateral da mesma. 

• COM A BOLA FORA DE JOGO: O árbitro dará a advertência que julgar 
necessária. 

• Anota-se em súmula infração individual e coletiva até a 5ª infração. 

• Reinicia o jogo no local onde a bola encontrava-se. 

02 - COMPONENTES DO BANCO DE RESERVAS: 

• As infrações para atletas somam como individual e coletiva, para 
membros da comissão técnica somente coletiva. 
• As infrações, após a 5ª coletiva, quando dos atletas somam apenas 
como individual, além de passíveis de punições maiores. 

PENALIDADE: Se a partida for paralisada, o arbitro aplicará obrigatoriamente o 
cartão disciplinar aos componentes do banco de reservas e deve ser reiniciada 
com tiro livre em favor do adversário no local onde se encontrava a bola no 
momento da paralisação, se dentro da área de meta do infrator, na intersecção 
da linha frontal e lateral desta. 

03 - Ficam estabelecidos os seguintes cartões disciplinares e suas penalidades: 

a) CARTÃO AMARELO – O atleta advertido é substituído imediatamente, e 
deve deixar o campo de jogo pela zona de substituição, permanecer no 
banco de reservas, podendo retornar somente após 02 minutos 
cronometrados de bola em jogo. 
Será obrigatória a aplicação do CARTÃO AMARELO nas seguintes 
situações: 

1) Segurar o atleta adversário quer pela camisa, quer por qualquer parte do 
corpo, acintosamente, com objetivo de interromper a jogada;

2) Usar deliberadamente e acintosamente a mão cortando a trajetória da 
bola;

OBS. Caso a bola toque ou bata na mão do atleta e o mesmo obtenha vantagem 
no lance, o Árbitro marcará a infração, concedendo tiro livre contra sua equipe 19 
porem não deverá aplicar o cartão disciplinar. 

3) Praticar falta por trás no adversário;
 
4) Aplicar o carrinho, ou seja, lançar-se pelo solo com 01 ou os 02 pés de 
maneira deslizante estando o adversário de posse ou na disputa da bola; 

5) Impedir, tentar impedir ou dificultar a cobrança de um tiro livre ou 
arremesso contra sua equipe; 

6) Sendo goleiro, intervir fora de sua área de meta com as mãos.

OBS.: Caso seja uma situação clara de gol o goleiro deverá receber o cartão 
vermelho. 

7) O atleta que ao comemorar um gol, retirar a camisa por completo ou 
ainda, fazer gestos provocantes aos adversários ou torcedores.

b) CARTÃO VERMELHO - O atleta é expulso e deverá deixar o campo pela 
zona de substituição, não poderá permanecer no banco de reservas, sendo 
substituído por outro atleta após 02 minutos cronometrados. Seu substituto 
somente poderá entrar no campo com a bola fora de jogo, com a posse de 
bola de sua equipe e após receber autorização do Árbitro.

1) O atleta que impedir intencionalmente, por meios ilegais, cometendo 
qualquer infração à regra, que um jogador em plena condição de 
assinalar um gol, conclua a jogada deverá ser EXPULSO da partida.

04 - Aos componentes do banco de reservas quando expulsos, deverão deixar o 
campo de jogo imediatamente. 

05 - Os cartões disciplinares aplicados no intervalo da partida não acumulam 
infrações coletivas. 

06 - O atleta reincidente da mesma infração passível de cartão disciplinar, 
quando já advertido anteriormente, deve ser expulso do campo de jogo. 

07 - Todo cartão disciplinar deve constar em súmula como individual e coletiva 
até a 5ª infração. 

08 - Quando da aplicação de outros cartões provenientes da mesma infração, 
deverá observar este procedimento: 

• Para o mesmo atleta, somente anota o cartão na súmula. 
• Para os demais membros da equipe, anota os cartões acumulando 
individual e coletiva até a 5º infração. 20 

09 - Os atletas que cometerem 05 infrações individuais serão desqualificados, 
devendo deixar o campo pela zona de substituição, podendo ser substituído 
imediatamente. 

10 - As equipes que cometerem 05 infrações técnicas por período sofrerá um 
Shoot Out a cada infração posterior, sendo estas zeradas ao final do período. 

a) A equipe beneficiada sairá com a bola na linha de saída do campo da 
equipe infratora e todos os demais atletas deveram estar atrás da linha 
de saída do campo contrario à cobrança, com exceção do goleiro da 
equipe infratora que deverá estar com parte dos seus pés em cima da 
linha de gol.
b) **Após a autorização do arbitro para a cobrança, o executor deverá 
colocar a bola em jogo em no máximo 05 segundos. ** Adendo no 
regulamento para o Estado de São Paulo.
c) **Penalidade: Reversão em lateral no ponto mais próximo do local onde 
a bola se encontrava. ** Adendo no regulamento para o Estado de 
São Paulo.
d) Caso o goleiro da equipe infratora seja advertido com Cartão Disciplinar 
na execução do Shoot Out, este deverá cumprir as determinações da 
regra.
e) ** Todos os demais atletas somente poderão avançar na jogada após o 
executor tocar na bola. ** Adendo no regulamento para o Estado de 
São Paulo.
** Obs.: Caso um ou mais atletas que não estejam participando do Shoot 
Out, invada o espaço de 10m anterior à linha de saída do cobrador antes que 
este toque na bola, o Árbitro retardara a cobrança e punira o infrator 
conforme julgar necessário, somente após restabelecido posicionamento 
autorizara sua cobrança. ** Adendo no regulamento para o Estado de São 
Paulo.

11 - Caso haja prorrogação em uma partida, o numero de infrações coletivas e 
individuais do 2º período não serão zeradas. 

► INFRAÇÕES PESSOAIS: 

01 - Estará cometendo infração pessoal o atleta que: 21 

a) Tocar na bola sem estar devidamente uniformizado. 
b) Usar expressão verbal e/ou gestual para iludir o adversário. 
c) Sendo o goleiro, após a defesa, soltar a bola e tocá-la novamente sem que 
tenha sido tocada por qualquer outro atleta. 
d) Sendo o goleiro, postado fora de sua área de meta, receber a bola de seus 
companheiros, a conduzir para dentro de sua área e pegá-la com as mãos. 
e) Sendo o goleiro, com domínio da bola, conduzi-la para fora de sua área, 
retornar e pegá-la com as mãos. 
f) Sendo o executor de arremesso lateral, de canto, de goleiro, tiro livre ou tiro 
inicial, tiro ou arremesso de meta, tocar na bola antes que outro atleta o faça. 
g) Obstruir a jogada prendendo a bola com os pés ou evitando com o corpo sua 
movimentação, exceto o goleiro caído dentro de sua área de meta. 
h) Obstruir intencionalmente o goleiro sem posse ou domínio da bola ou 
interpor-se de modo a obstruir as pretensões deste em relação a cobrança 
de infração. 
i) Levantar os pés para chutar com o calcanhar e levar perigo a adversário 
próximo à jogada. 
j) Chutar com a sola dos pés tendo adversário próximo à jogada, solada. 
k) Levantar os pés na altura do busto, cabeça ou costas de adversário próximo. 

PENALIDADE: Tiro livre em favor do adversário no local da infração, exceto se 
dentro de sua própria área de meta, quando deve ser executado na intersecção 
das linhas frontal e lateral desta, no local mais próximo de onde ocorreu. 

l) Lançar a bola na área de meta adversária, quando do tiro ou arremesso de 
meta, sem que toque antes no solo ou em qualquer outro atleta. 

PENALIDADE: Reversão em tiro ou arremesso de meta em favor do 
adversário. 

m) Sendo o goleiro, permanecer de posse ou domínio da bola dentro de sua 
área de meta por mais de 05 segundos. 

PENALIDADE: Lateral em favor do adversário na direção da linha frontal. 

n) Sendo o goleiro, com a bola em jogo, arremessar, rebater ou chutar a bola na 
área adversária, de sua própria área, sem que toque antes no solo ou em 
qualquer outro atleta. 

OBS: Quando do arremesso do goleiro com a bola em jogo, o mesmo poderá 
colocar as mãos fora da área de meta. 

PENALIDADE: Reversão de posse de bola em favor do adversário, que deve ser 
executada, obrigatoriamente, pelo goleiro com as mãos. 22 

o) Sendo o goleiro com a bola em jogo, recebe-la com as mãos de seus 
companheiros que não tenha sido jogada com a cabeça ou de forma 
involuntária. A jogada com a cabeça não pode ser forçada “Anti-Jogo”. 
Ex.: no arremesso de meta o goleiro joga a bola para o atleta que a devolve. 

PENALIDADE: Tiro livre em favor do adversário no local onde o atleta que 
recuou a bola se encontrava. 
• Se de dentro da área de meta, cobrar na intersecção da linha frontal e 
lateral desta. 

• Se de arremesso lateral, reversão em arremesso lateral, que será 
cobrado na direção da linha frontal de sua área. 

• Se de arremesso de canto, reversão em arremesso lateral, que será 
cobrado na direção da linha frontal de sua área. 

p) Realizar substituição de forma contrária ao procedimento. 
Toda substituição deve ser efetuada dentro da zona de substituição. 
O substituído deve sair primeiro para, em seguida, entrar seu substituto. 

PENALIDADE: ** A partida deve ser paralisada para refazer a substituição e 
reiniciada com tiro livre em favor do adversário no local onde se encontrava a 
bola no momento da paralisação. Se dentro da área do infrator, na intersecção 
da linha frontal e lateral desta. ** adendo no regulamento para o estado de 
São Paulo. 

q) ** Todo atleta encarregado de colocar a bola em jogo, no inicio e reinicio de 
jogo ou após consignar um gol, de lateral, de arremesso de canto, de tiro ou 
arremesso de meta, de tiro livre e de Penalidade Máxima ou Shoot Out, que 
demorar mais de 5 segundos, será punido com infração pessoal. ** adendo 
no regulamento para o estado de São Paulo.

02 - Toda infração pessoal acumula em súmula somente infração individual. 

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