quinta-feira, 4 de setembro de 2014

ARBITRAGEM

BLOG DO MÁRCIO CHAGAS


por Márcio Chagas

wilton pereira sampaio árbitro de cruzeiro e Palmeiras PacaembuPara quem não sabe, a súmula da partida é um documento oficial tão importante quanto apitar bem o jogo. Neste espaço que já foi de papel e agora é preenchido online, para que as informações sejam disponibilizadas até 4 horas após a partida, constam as relações dos jogadores que irão participar da partida, nome dos membros das comissões técnicas e ali devem devem ser relatados todos os fatos que acontecem antes, durante e após a partida.

Na noite de quinta- feira passada, na partida disputada pela Copa do Brasil entre Grêmio x Santos, vários fatos aconteceram e não foram relatados de forma que pudessem ficar claros para que os envolvidos fossem punidos, em função do mau preenchimento da súmula e omissão dos fatos.

O árbitro Fifa/GO, Wilton Sampaio, deixou de relatar e identificar as pessoas que o ofenderam enquanto se dirigia para o vestiário durante o intervalo da partida, e as injúrias racistas proferidas por um grupo de torcedores do Grêmio, localizados atras da meta onde o goleiro santista, Aranha, estava defendendo sua equipe. Após a repercussão do episódio logo que a partida encerrou, o árbitro fez um adendo a súmula, pois durante o jogo não observou o que havia acontecido, e anexou um relato dos fatos após acompanhar pela imprensa, o que não foi suficiente para aliviar de uma punição muito severa para o quarteto de arbitragem.

Cada vez mais são dadas atribuições extras aos árbitros, conhecimento e domínio das regras,  preparação física de atleta, condução dos jogos, preenchimento das súmulas, interpretações de lances cada vez mais pitorescos, e ainda ter uma profissão paralela para não depender desta atividade que não é profissional. Vocês sabem que para irem ao Rio de Janeiro para depor os árbitros pagam suas passagens, estadias e alimentações de seus bolsos, e ainda faltam seus trabalhos? E que durante o período da punição não receberão?
É fato que a arbitragem não teve uma boa atuação nesta partida, e que a Comissão de Arbitragem sim tem conhecimento para punir seus árbitros, mas não foi isso que aconteceu e quarteto de arbitragem pagará um preço muito alto por causa de uma súmula mal preenchida.

Punições

Árbitro : Wilton Sampaio , 90 dias e mais 1600 reais
Árbitro Assistente: Kleber Gil, 60 dias e 1000 reais
Árbitro Assistente: Carlos Berckenbrock, 60 dias e 1000 reais
4º Árbitro: Roger Goulart, 60 dias e 1000 reais

Nenhum comentário:

Postar um comentário