sexta-feira, 24 de junho de 2011

FIFA, o que falta em Neymar?

Neymar é campeão: Sub-20 pela seleção, Bi-campeão nacional pelo clube que joga, campeão da libertadores da américa e sempre está entre os artillheiros das competições. O que falta para Neymar FIFA? Ser o melhor do mundo ou não é um critério a ser discutido pela mídia e pelos que fazem parte do futebol mundial, no entanto, colocar o nome do maior craque em atuação no Brasil entre os candidatos é uma obrigação moral de qualquer instituição que se julgue idônea e comprometida a coerência dentro do esporte mais competitivo e popular do planeta.
Neymar antes de cada jogo causa um frisson e uma expectativa incomum, e sempre supera tudo que se espera dele com um carisma próprio dos grandes craques. Nomes que compõem elencos milionários do futebol mundial não conquistaram em anos de carreira o que esse fenômeno já tem em seu curriculum com poucos anos de profissional. Indiscutivelmente um dos melhores se não o melhor em sua posição.
Muitos comparam sua fase as de Robinho, Diego, Denílson na época do São paulo, mas, a grande maioria dos que fazem o futebol e que viram gênios jogarem, garantem uma semelhança com astros da bola como Maradona, Garrincha, Zico, Ronaldo fenômeno entre outros do futebol mundial.  Pois é, é preciso urgentemente rever os critérios de qualidade e dom futebolístico, senão a dúvida constante e pertinente ficará pairando em relação ao que se prioriza quando destacamos um jogador como bom, ótimo, gênio, fantástico e demais adjetivos dados a esses talentosos prodígios do futebol. Dúvidas como: o jogador só pode ser gênio se jogar e demonstrar dua genialidade na Europa? (mesmo que o mundo saiba que o melhor de todos, o rei Pelé, tenha alcançado o feito no Brasil) Os títulos conquistados na América tem o mesmo valor que os conquistados na Europa? São questionamentos que merecem atenção especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário